poetizada

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

mangia che te fa bene

O grande barato desse mês é a introdução de alimentos. Oh my!! Meu menino tá praticamente um homem feito crescendo.

Um dia disse para a pediatra que a amamentação exclusiva deveria se alongar mais tempo, afinal é tão prático
. É por isso que apesar da euforia por essa nova etapa eu estou em um tipo de luto pelo fim de uma fase, dessa maravilhosa fase aonde somente o leitinho da mamãe alimentou o pequeno.
A introdução não precisa necessariamente começar com seis meses exatos, cada bebê é único assim como cada família. Aqui em casa o pequeno já vinha demonstrando sinais de que estava se preparando: já fica sentado sozinho e se mostra muito interessado pela comida quando estamos comendo. Por outro lado ainda não tem nenhum dentinho.
Essa semana ele fez seis meses e decidimos começar a experimentação. Está sendo lindo poder preparar os primeiros alimentos dele. Em algumas culturas é muito marcante esse momento de introdução alimentar, e não é pra menos. Antes de nascer ele comia através de mim (e com isso eu já cuidava da nossa alimentação com carinho); depois no peito, alimento da melhor qualidade e sempre fresquinhoe  agora o mundo todo pra experimentar. Que maravilha é treinar alquimias, acho que toda mãe tem disso, principalmente no início da alimentação do filhote, isso de querer fazer a comida com as próprias mãos e com todo o amor do mundo.
Eu faço assim: papa de mandioquinha e uns pedaços pra ele pegar, banana amassada e umas rodelas pra ele se divertir, pois se ele não pegar e levar a boca ele não se interessa. E eu aqui respiro fundo porque a bagunça é fundamental, as mãozinhas lindas com comida esmagada entre os dedos; a cara, orelha e cabelos sujos e a maior parte da comida pra fora da boca. Comer mesmo é só um tiquinho! E o leite de mãe continua sendo protagonista dessa peça.
 

O Cacá é pediatra e tem um texto bacana sobre introdução de alimentos em seu blog, no final ele diz um coisa que me emocionou: "porque (a refeição)  se trata de um momento de troca, de carinhos, porque para a criança comer é uma brincadeira. Está vendo as cores nos alimentos, como vê as cores no mundo. Então é como se ela estivesse pondo parte do mundo para dentro. Se ela puder fazer isso de uma forma mais amorosa, é uma possibilidade dela desenvolver uma relação mais amorosa com o mundo e com ela mesmo."


Mamma mia!



 (ontem "comendo" papinha de beterraba)

5 comentários:

  1. Oh my... como assim, já? não foi ontem que vc começou o blog e o Caetano estava com 3 meses???
    A introdução de alimentos é pessoal e intransferível, acho legal ter pautas, mas não deveriam existir regras.
    Aqui em casa, foi tudo beeeeem lento... um alimento de cada vez, e durante alguns meses os sólidos foram complemento ao leitinho da mamãe e não ao contrário.
    Essa foto esta uma coisa!

    Beijos nos dois

    Fla

    ResponderExcluir
  2. quero ver mais fotos disso, mariii!!
    bjosaudade.

    ResponderExcluir
  3. demais esse post mari! eu fiquei muuuuito ansiosa na introdução dos alimentos com o caio, mas consegui recobrar a sanidade a tempo de tornar a alimentação uma divertida brincadeira a dois, um momento de descobertas deliciosas. que bom que você sacou isso logo de cara!
    beijo grande, bom recomeço de ano por aí!!
    thaís

    ResponderExcluir

morda a maçã!