poetizada

domingo, 30 de agosto de 2009

história




Um querido amigo veio nos visitar e nos perguntou o que era o tal do Projeto Macieira. Bastou pra querer compartilhar, escrever. Então senta que lá vem a história...



Projeto macieira:

Quando começou, tinha data de inicio e fim: 09 de outubro e 19 do mesmo mês. Um contrato com cláusulas, prazos e multas, e decidimos experimentar. Uma das cláusulas era sobre a renovação: poderia ser renovado, mas somente por um período pré-estabelecido de 80 anos, 3 meses, 1 semana, 3 dias e 10 horas.
No dia em que decidimos renovar o contrato, queríamos que nossa história tivesse um nome, um nome simples, mas que simbolizasse nós dois. Coisa de casal, de querer estar num mundo a parte. Na época, conversamos sobre a operação Navalha, da Polícia Federal (que diabos a PF tem a ver com um casal apaixonado?), e ela teve certa influência na criação da nossa operação. Sabemos que as operações da PF são batizadas com nomes criativos para fazer referência a operação de forma sigilosa, também queríamos um segredinho só nosso. Mas, primeiro, quisemos mudar o nome, de operação para algo mais... digamos... romântico: Projeto!
Bom, tínhamos um projeto, mas ainda faltava o nome desse projeto, então refletimos um pouco mais: pensando que o contrato foi renovado por 80 anos, 3 meses, 1 semana, 3 dias e 10 horas, resolvemos pensar em como estaríamos neste dia. Vimo-nos em uma cadeira de balanço, na varanda de nossa casa, olhando nossos netos brincando em volta de uma árvore no quintal. Assim como os nomes escolhidos pela Polícia Federal, o nosso nome não poderia ser apenas um nome, tinha que trazer uma referência implícita nele. Bom, na época eu volta e meia estava comendo uma maçã quando nos encontrávamos nos saraus, era o lanche que eu sempre tinha na bolsa; além disso, nossa árvore deveria ser frutífera, pensávamos em uma família grande. Gostamos do nome, da brincadeira. Então seria o Projeto Maçã! Faltava sonoridade. Logo nos vimos sentados na sombra de nossa casa vendo nossos netos correndo e balançando nos galhos de uma macieira... opa! Tava ai a sonoridade que procurávamos: Projeto Macieira!

O Projeto Macieira é hoje nosso sonho vivido dia-a-dia. E está crescendo, personalizado em um lindo fruto chamado Caetano.
E isso é a pré-história do Caetano, que um dia se chamou Antônio.


É, amigo querido, você que participou das minhas escolhas, me cuidou, me disse um nome sem pretensões, hoje se alegra com tudo isso. Você é parte desse sonho.

Um comentário:

  1. que romântico, parece uma daquelas histórias, sabe aquelas, que a gente sempre sonha? que acontece é só sonhas, é só acontecer, basta existir para estar aparente e disponível!

    ResponderExcluir

morda a maçã!